Bacharel em Saúde Coletiva apresentado na Assembleia Legislativa

Na manhã do dia 19 de outubro, o Projeto Divulga Saúde Coletiva apresentou o Bacharel em Saúde Coletiva, suas habilidades e competências, além de onde e como ele pode atuar nas estruturas do Estado e dos municípios e se colocou à disposição para encontrar soluções conjuntas com os gestores públicos na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (AL) do RS.

Os integrantes do Projeto foram acompanhados pelo Professor Alcides Miranda, Coordenador da Comissão de Graduação do Curso de Saúde Coletiva da UFRGS.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Apresentação

Os integrantes apresentaram o histórico da ocupação de sanitarista no Brasil, a criação dos cursos de graduação em 2008, os eixos do currículo do Curso da UFRGS e onde os Bacharéis podem atuar no Sistema Único de Saúde.

A apresentação serviu também para mostrar para os deputados que os estudantes, graduados e professores da Saúde Coletiva estão à disposição dos gestores para enfrentar as dificuldades e melhorar o SUS.

 

Solicitações

O Projeto Divulga Saúde Coletiva fez duas solicitações formais aos Deputados da Comissão: que eles colocassem à disposição do Projeto a sua estrutura para divulgar a todos os municípios o Bacharel em Saúde Coletiva e as formas como ele pode auxiliar a gestão de saúde; e que intermedeiem a participação do Projeto na primeira reunião de 2017 que reúna os secretários municipais de saúde que estarão assumindo suas gestões.

O Vice-Presidente da Comissão, Deputado Tarcísio Zimmerman (PT), coordenou a reunião e colocou a estrutura da Comissão à disposição: “Podemos estudar uma forma da Comissão de Saúde e Meio Ambiente viabilizar a produção e impressão de um material (folder) para vocês, e podemos sim procurar o Cosems (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde) para que vocês participem da reunião. Além disso, acredito que vocês deveriam procurar o Conselho Estadual de Saúde e pedir que eles enviem uma recomendação aos municípios que busquem o apoio de vocês”, salientou.

 

Desdobramentos

Após o encerramento da reunião, o Deputado Tarcísio, que já foi Prefeito de Novo Hamburgo, conversou ainda algum tempo com os integrantes e sugeriu que os Bacharéis procurassem os gestores municipais, com a finalidade de propor a criação de cargos nas estruturas municipais, além de disponibilizar a assessoria de seu gabinete para a realização conjunta do material promocional e organizar futuras ações.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s