Como o Sanitarista atua na Atenção Primária à Saúde

7Saiba como o Bacharel em Saúde Coletiva pode atuar na APS.

O Sistema Único de Saúde (SUS) envolve um universo complexo de ações e requer novos mecanismos para aperfeiçoar e desenvolver constantemente e de maneira efetiva e transformadora sua organização. O Sanitarista é um profissional capacitado para atuar ativamente no SUS. As atividades desenvolvidas por este profissional na Atenção Primária não envolvem ações assistencialistas e sim a atuação de um agente promotor de saúde que realiza diagnósticos de problemas e necessidades em saúde auxiliando a consolidar os serviços de saúde e suas equipes em um determinado território.

Especialmente na Atenção Primária em Saúde este profissional torna-se um ator importante nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) e surge para apoiar as equipes assistenciais como um facilitador, mediador e organizador, priorizando ações de prevenção e promoção de saúde que envolvam usuários e profissionais, sempre de maneira dialógica e através de pactuações entre gestores, trabalhadores e usuários. As equipes de matriciamento e/ou apoio institucional apresentam-se como uma nova estratégia para subsidiar a produção do cuidado de maneira transversal e interdisciplinar visando ações de construções coletivas e transformadoras.

O papel inovador do Sanitarista nas ações de Vigilância em Saúde, na atenção primária, também deve ser destacado como dispositivo de planejamento, monitoramento e avaliação da situação de saúde de determinados coletivos e seus respectivos territórios, tensionando, também, a formulação de políticas públicas efetivas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s