O bacharel em Saúde Coletiva e a Comunicação em Saúde

20Uma boa comunicação em saúde é essencial para alcançar os resultados.

A definição da palavra comunicação compreende a capacidade de trocar e discutir ideias, de dialogar, de conversar com vista ao bom entendimento entre as pessoas. Comunicar-se é dialogar, compartilhar, tornar comum uma experiência ou conhecimento. No trabalho em saúde, a comunicação é utilizada como potente ferramenta de interação social, integração e trocas e visa o despertar do vínculo com objetivo de facilitar uma relação entre atores que tem em comum o desejo de resolução, a busca de ações e respostas para situações diversas (ROZEMBERG, 2009).

São muitas as estratégias e ferramentas utilizadas na comunicação em saúde. Também são muitos os atores envolvidos nesta temática, assim como os objetivos para tal. Quando entramos em hospitais, unidades de saúde, laboratórios, consultórios ou qualquer outro serviço de saúde, observamos diversos tipos de estratégias comunicativas como, por exemplo, cartazes, avisos, panfletos, folders, murais, pôsteres, painéis, revistas, jornais, boletins, vídeos, televisores, entre tantos outros.

No âmbito da saúde, apesar dos avanços tecnológicos, esse ainda é um processo que se dá em uma única direção, estabelecendo que o trabalhador fala e o usuário segue as recomendações indicando que o detentor do poder e do saber é o trabalhador médico, enfermeiro, entre outros. Porém, a comunicação pode ter ações múltiplas e distintas como educar, entreter, informar, orientar, entre outras.

O Bacharel em Saúde Coletiva é habilitado a trabalhar numa proposta para contribuir na definição de uma política inovadora, e contemporânea, de formação de profissionais com forte atuação no setor da saúde, inclusive na comunicação em saúde (PRADO,2012). A proposta pedagógica do curso de Saúde Coletiva-UFRGS está embasada na utilização da metodologia da problematização e promove a formação de sujeitos críticos, reflexivos e corresponsáveis no seu processo de aprendizado, promovendo a escuta e processos de comunicação qualificados.

  

Referências

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s