Saúde Coletiva da UFRGS apresenta projeto de apoio aos municípios da Região Metropolitana

Os professores do Curso de Saúde Coletiva da UFRGS Alcides Silva de Miranda, Dário Pasche e Roberto Henrique Amorim de Medeiros, apresentaram um projeto de inserção profissional do Bacharel em Saúde Coletiva ao Prefeito de Canoas e Presidente eleito da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), Luiz Carlos Busato, à Vice-Prefeita Gisele Uequed e à Secretária Municipal de Saúde, Rosa Maria Groenwald.

Derli_Colomo_Jr_008

A ideia apresentada consiste na contratação de pelo menos três Bacharéis em Saúde Coletiva formados pela UFRGS por parte da Associação de Municípios, composta por 15 cidades onde vivem cerca de três milhões de gaúchos. Em contrapartida, a Universidade coordena um Núcleo de Apoio à Gestão da Saúde dos Municípios com oito residentes em Saúde Coletiva e estagiários do Curso, em um serviço que poderia funcionar em três turnos, buscando contribuir para a oferta de estágios à noite.

A proposta foi muito bem aceita pelo Prefeito, que informou aos professores que, logo que tomar posse na Granpal, irá marcar uma apresentação do projeto aos demais prefeitos para avaliação em conjunto. Além disto, a Secretária de Saúde de Canoas deixou reunião agendada com os professores para estudar projetos de apoio direto ao município.

Construção histórica
A apresentação do projeto regional também é resultado de um movimento junto a atores externos à Universidade iniciado pelos alunos Henrique Domingues e Mariana Mutti Zielinski Carlotto, com a coordenação da Professora Cristianne Famer Rocha, no Projeto Divulga Saúde Coletiva.

A Granpal
É a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, GRANPAL, fundada em 12 de julho de 1985, no município de Campo Bom (RS). É uma Associação sem fins econômicos, formada por 15 dos 32 municípios que integram a Região Metropolitana de Porto Alegre, sendo eles: Alvorada, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Viamão. A Associação tem, ainda, um consórcio público por onde realiza compras coletivas de medicamentos e uniformes, dentre outros produtos.

Anúncios

Um comentário em “Saúde Coletiva da UFRGS apresenta projeto de apoio aos municípios da Região Metropolitana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s